ARMANDO DE OLIVEIRA E SILVA

MEMBRO EMÉRITO


MINICURRICULO

  • “Nascido de uma família modesta, mas honrada de minha linda Teresópolis” como ele me confidenciava às vezes, soube manter esta forma de viver até o fim. As láureas que conseguiu, por esforço e competência, mais orgulhavam sua família e os amigos que soube cativar do que ele mesmo. Assim nasceu, tornou-se médico e viveu Armando de Oliveira e Silva.
    Formado pela Faculdade Nacional de Medicina (UFRJ) em 1968 Armando foi, ainda acadêmico, para o Hospital de Ipanema ao qual dedicaria parte importante de sua vida, tendo sido aí, além de membro destacado de nosso “staff” até sua aposentadoria, Chefe do Serviço de Cirurgia de 1987 a 1990 e depois de 2002 a 2007.
    Tornou-se, Especialista em Cirurgia e Especialista em Coloproctologia. Sua vocação para o ensino era visível, espontânea e intensa e começou no Hospital de Ipanema onde se tornou referência de internos e residentes, como demonstram as placas de homenagem orgulhosamente expostas no Centro de Estudos do Hospital. Tornou-se professor adjunto da Universidade Gama Filho em 1979 e depois Livre Docente em Cirurgia pela Uni-Rio em 1992. O reconhecimento por sua dedicação nesta atividade levou-o a paraninfar várias turmas, inclusive a de sua primogênita Márcia Cristina.
    Foi eleito Membro Titular da Academia de Medicina do Rio de Janeiro em 2003 e recebeu do governo da cidade em 2010, a comenda Pedro Ernesto pelos serviços prestados à população.
    Sua trajetória no CBC começou pouco depois de formado, com numerosos cursos e eventos que frequentava e organizava. Solidificou este vínculo e tornou-se membro Associado, Titular e Emérito. Começou a participar da vida da Instituição, como seu 1º secretário em 1983/85 e 1986/88, Vice-Presidente do Núcleo Central e vice-presidente em três gestões consecutivas, de 2006 a 2011 e Presidente 2012/13. Neste exercício conseguiu, entre outras realizações, criar a categoria de Membro-Acadêmico do CBC, cujos componentes engrossam hoje as fileiras do nosso Colégio. Faleceu em 24/06/2015, deixando aqui aqueles que mais amava: Maria Ângela, esposa; os filhos Márcia Cristina (oftalmologista) Renata (administradora), Luiz Gustavo (cirurgião, secretário atual do CBC), e 6 netos.

    ECBC Fernando Paes Leme