EVANDRO COSTA DA SILVA FREIRE

MEMBRO EMÉRITO

Consultório

(21) 2268-8915

(21) 2771-7407


MINICURRICULO

  • Nascido em Miracema em 06 de março de 1931, Norte do Estado do Rio, Evandro Costa da Silva Freire frequentou o Colégio Miracemense, dirigido por seu pai, Dr Sylvio de Campos Freire, médico de formação, educador por vocação, famoso pela qualidade de ensino que oferecia.
    Cursou medicina na Praia Vermelha, Faculdade Nacional de Medicina, formando-se em 1954. Teve cirurgiões brilhantes como mestres, Mário Duarte Monteiro no Hospital Antônio Pedro, Júlio Sanderson no Hospital Pedro Ernesto. Na emergência do Hospital Getúlio Vargas trabalhou inicialmente sob a chefia do Dr Rachid Nader (até a sua aposentadoria), permanecendo 35 anos na mesma equipe. Equipe famosa, disputada a tapa na escolha para acadêmico-bolsista e com um sem número de acadêmicos voluntários que a frequentavam por conta das "aulinhas" de segunda feira a noite. No Getúlio Vargas conheceu Dr Levão Boghossian que o convidou para o início da sua carreira universitária no Serviço do Prof Ugo Pinheiro Guimarães no Hospital Moncorvo Filho, UFRJ, posteriormente transferido para o Fundão. Muito querido no meio universitário, foi Professor Homenageado por 40 turmas consecutivas de Medicina da UFRJ, além de outras homenagens tais como: Paraninfo, Patrono, estabelecendo fortes laços com os alunos, não importando se iriam seguir carreira cirúrgica ou não.
    Entrou para o Colégio Brasileiro de Cirurgiões como Membro Associado em 16/06/1964, passando a Membro Titular em 17/07/1967 com a Monografia “Traumatismos de Tórax" e Emérito em 14/07/1999. Foi editor da Revista do CBC, participou da organização de jornadas e congressos, foi o principal organizador de 3 cursos anuais: Controvérsias em Cirurgia (22 edições), Temas em Cirurgia Gastroenterológica(20 edições) e Trauma(17 edições). Incansável na difusão do conhecimento. Implacável na aplicação do tratamento adequado.
    Participou da “revolução vídeolaparoscópica” dos anos 90 junto com seus filhos, cirurgiões Marcos e Mauro, entre outros colegas. Capitaneou a criação do Grupo de Trauma e a vinda do ATLS para o Rio de Janeiro junto do Dr Dario Birolini. Em 2001 realizou um grande desejo ao publicar o Livro”Trauma – A Doença dos Séculos”, com 368 colaboradores.
    O espaço é limitado para falarmos sobre o Dr. Evandro Freire. Ao mencionar o seu nome a alguém que o conheceu sempre se tem um sorriso de volta. Educação, gentileza no trato com colegas e pacientes, dedicação na aquisição e difusão de conhecimentos, firmeza de posicionamento pelos que necessitavam, eram características marcantes do Prof Evandro, que além dos filhos já tinha a felicidade de ver o neto Luca iniciando os caminhos da vida de cirurgião.
    Faleceu em 06/10/2011 aos 80 anos.

    TCBC José Júlio do Rego Monteiro